Nos meados dos anos 90 do século XX, quando ainda haviam lojas de Modelismo em Almada, havia uma delas que, de tempos a tempos, realizava um concurso de modelos, subordinados a um tema específico que ia variando e uma delas de tema geral. Essa loja era a Brincomania e com esta atividade acabou por se tornar um ponto de encontro de vários modelistas, uns que já se conheciam, outros que se passaram a conhecer. O tema “único” destes encontros informais foi sempre o Modelismo: os trabalhos acabados, as técnicas que foram usadas, a partilha de conhecimentos e informações sobre novos ou velhos modelos, a sã camaradagem entre pessoas de várias profissões, das mais variadas faixas etárias, mas com este ponto de contacto comum: o Modelismo.
A qualidade e a quantidade dos modelos, mas principalmente de modelistas atraídos por estes eventos sazonais, e pelo gosto da “amena cavaqueira” de teor modelístico foi aumentando.
Em 1996 surgiu neste grupo a necessidade de criar uma organização na margem sul do Tejo, dedicada à divulgação do modelismo. A ideia começou a germinar, e finalmente, no dia
29 de novembro de 1996, nasceu a
Associação de Modelismo de Almada através de escritura lavrada no 2º Cartório Notarial de Almada, com registo no Registo Nacional de Pessoas Coletivas com o número 503811505.