Skip to content Skip to footer

A Associação de Modelismo de Almada

a promover o modelismo desde 1996
Nos meados dos anos 90 do século XX, quando ainda haviam lojas de Modelismo em Almada, havia uma delas que, de tempos a tempos, realizava um concurso de modelos, subordinados a um tema específico que ia variando e uma delas de tema geral. Essa loja era a Brincomania e com esta atividade acabou por se tornar um ponto de encontro de vários modelistas, uns que já se conheciam, outros que se passaram a conhecer. O tema “único” destes encontros informais foi sempre o Modelismo: os trabalhos acabados, as técnicas que foram usadas, a partilha de conhecimentos e informações sobre novos ou velhos modelos, a sã camaradagem entre pessoas de várias profissões, das mais variadas faixas etárias, mas com este ponto de contacto comum: o Modelismo.

A qualidade e a quantidade dos modelos, mas principalmente de modelistas atraídos por estes eventos sazonais, e pelo gosto da “amena cavaqueira” de teor modelístico foi aumentando.

Em 1996 surgiu neste grupo a necessidade de criar uma organização na margem sul do Tejo, dedicada à divulgação do modelismo. A ideia começou a germinar, e finalmente, no dia 29 de novembro de 1996, nasceu a Associação de Modelismo de Almada através de escritura lavrada no 2º Cartório Notarial de Almada, com registo no Registo Nacional de Pessoas Coletivas com o número 503811505.
ama_original

A atividade da AMA tem por base a construção de miniaturas à escala, de tudo o que se possa imaginar. Todavia vai mais além. Tudo é antecedido de uma pesquisa minuciosa, tendo em vista enriquecer o modelo com o máximo pormenor para assim o aproximar do real. Esta incessante procura da perfeição, custa mais de metade do tempo gasto na montagem de qualquer trabalho. Esta componente torna-se num instrumento fundamental que vai incentivar a leitura, mesmo que dentro de uma área específica, ou de todo o tipo de informação disponível, seja em língua portuguesa ou estrangeira. Incentivamos a prática do modelismo seja ele estático ou dinâmico, com recurso a qualquer tipo de materiais, mas sempre na condição de ser modelismo.

A prática do modelismo tem tanto de lúdico como de cultural, porque, a par de outras formas de colecionismo, tenta reconstruir o passado, ou avivar o presente, para que no futuro possam ser apreciadas e preservadas as memórias coletivas nesta Associação.

Para nós o importante é a partilha dos conhecimentos e das experiências que cada elemento vai adquirindo ao longo do tempo na prática desta nobre arte do modelismo.

Somos uma associação completamente independente que vive da quotização dos seus associados. Este tipo de financiamento não permite grandes investimentos, mas temos sabido honrar, e agradecer a todos os modelistas que têm feito este trajeto connosco.

Subscreva a nossa Newsletter





    Eu concordo que meus dados enviados sejam recolhidos e armazenados.

    © Associação de Modelismo de Almada 2022. Desenvolvido por this.functional

    Sign Up to Our Newsletter

    Be the first to know the latest updates

    [yikes-mailchimp form="1"]