Skip to content Skip to footer

Galardão Rui Caeirinha de Sá Gomes

Iniciou-se no modelismo estático no final da década de 50 com os kits da Frog, vendidos na altura em saquetas plásticas. Nessa altura dedicou-se à construção de aeronaves.

Depois de uma passagem pelo modelismo ferroviário passou a dedicar-se à construção de veículos militares e navios. Durante a década de 60 construiu uma frota de navios de guerra à escala, em materiais como a cortiça, papel, cartolina, arame e alfinetes. Dedicou se também ao coleccionismo de navios em metal à escala de 1:1200.

Em paralelo com o modelismo, dedicou-se ainda aos jogos de guerra, cujo interesse transmitiu aos seus filhos e outros jovens da sua área de residência. Privilegiou como período histórico a II Guerra Mundial, à volta do qual construiu a maioria dos seus modelos, fossem eles veículos, navios ou aeronaves.

Dinamizou a prática do modelismo na área urbana de Laranjeiro e Feijó, procurando sensibilizar os jovens para esta actividade eminentemente cultural, na qual a investigação histórica ocupou sempre um papel de primeiro plano. Colaborou na organização de diversas exposições realizadas em escolas e agrupamentos de Escuteiros no Laranjeiro, Feijó e Cova da Piedade.

Foi sócio da Associação de Modelismo de Lisboa praticamente desde a sua fundação até à data do seu falecimento. Participou ainda em diversas exposições promovidas pela AML e assinou algumas páginas do jornal dessa Associação. Deixou um património considerável no campo do modelismo, o qual se encontra preservado pela família.

Vencedores do Galardão

Este Galardão premeia o melhor modelo júnior, por votação dos sócios.

© Associação de Modelismo de Almada 2024. Desenvolvido por this.functional

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]