A Associação de Modelismo de Almada
A qualidade e a quantidade dos modelos, mas principalmente de modelistas atraídos por estes eventos sazonais, e pelo gosto da “amena cavaqueira” de teor modelístico foi aumentando.
Em 1996 surgiu neste grupo a necessidade de criar uma organização na margem sul do Tejo, dedicada à divulgação do modelismo. A ideia começou a germinar, e finalmente, no dia 29 de novembro de 1996, nasceu a Associação de Modelismo de Almada através de escritura lavrada no 2º Cartório Notarial de Almada, com registo no Registo Nacional de Pessoas Coletivas com o número 503811505.A atividade da AMA tem por base a construção de miniaturas à escala, de tudo o que se possa imaginar. Todavia vai mais além. Tudo é antecedido de uma pesquisa minuciosa, tendo em vista enriquecer o modelo com o máximo pormenor para assim o aproximar do real. Esta incessante procura da perfeição, custa mais de metade do tempo gasto na montagem de qualquer trabalho. Esta componente torna-se num instrumento fundamental que vai incentivar a leitura, mesmo que dentro de uma área específica, ou de todo o tipo de informação disponível, seja em língua portuguesa ou estrangeira. Incentivamos a prática do modelismo seja ele estático ou dinâmico, com recurso a qualquer tipo de materiais, mas sempre na condição de ser modelismo.
A prática do modelismo tem tanto de lúdico como de cultural, porque, a par de outras formas de colecionismo, tenta reconstruir o passado, ou avivar o presente, para que no futuro possam ser apreciadas e preservadas as memórias coletivas nesta Associação.
Para nós o importante é a partilha dos conhecimentos e das experiências que cada elemento vai adquirindo ao longo do tempo na prática desta nobre arte do modelismo.
Somos uma associação completamente independente que vive da quotização dos seus associados. Este tipo de financiamento não permite grandes investimentos, mas temos sabido honrar, e agradecer a todos os modelistas que têm feito este trajeto connosco.